News
Loading...

MiratecArts e a Câmara Municipal da Madalena anunciam novo festival: CORDAS


A vila da Madalena, na ilha do Pico, vai ser o cenário do Cordas: o festival de músicas do mundo. O projeto, criado pelo diretor artístico Terry Costa, já andava à procura de casa há algum tempo. Foi o Presidente da Câmara Municipal da Madalena, José António Soares, que abraçou a ideia e, assim, pretende estrear de 11 a 18 de Setembro 2016, o festival de artes com foco em instrumentos de corda.

"São músicas do mundo, do nosso mundo regional, do grandioso mundo musical português e com objetivo de também apresentar artistas e instrumentos internacionais," diz Terry Costa. "Gostava muito de conseguir apresentar, anualmente, no mínimo, um músico e um instrumento de uma região estrangeira, lado a lado à nossa viola da terra."

O programa está a ser planeado para incluir concertos com músicos locais e de terras mais longínquas; para contemplar workshops, palestras e conversas, apresentações de livros e exposições, com a temática instrumentos de corda. Estes eventos de programação didáctica e entretenimento, que compõem o festival, terão lugar na Câmara Municipal e na Praça da Madalena.

 "A viola da terra vai ser destacada, e temos de ser nós a dar-lhe mais valor," diz Terry Costa. "Vamos fazer todos os possíveis para que a criatividade, com este o instrumento mais único das nossas ilhas, receba mais projecção, não só local mas também internacionalmente:" Assim, a associação MiratecArts convida todos os músicos locais, que toquem viola da terra, a viola de arame dos Açores, a inscreverem-se para o evento de abertura. "Queremos que o festival tenha um arranque ao som da viola da terra."

O director artístico convida artistas de instrumentos de corda a fazerem proposta para o festival e já confirma a participação da viola da terra, nesta primeira edição do festival, com músicos regionais incluindo Rafael Carvalho; da guitarra clássica, com o internacionalmente galardoado músico Rúben Bettencourt e, estreia nos Açores, da guitarrista Marta Pereira da Costa, a única mulher no fado a tocar guitarra portuguesa, pelo mundo. 

MiratecArts pretende apresentar o programa do primeiro Cordas já este verão, depois da quarta edição do festival internacional de artes, Azores Fringe, a  acontecer em várias ilhas do arquipélago, durante o mês de Junho. 

Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Aqui no Azores Festivals, você poderá encontrar todas as novidades e informações que decorrem nas ilhas dos Açores, como festas, festivais de música, Teatro, Exposições, Arte etc. Se por acaso gostar de alguma tema que não esteja mencionado neste blog, nós teremos todo o prazer de o divulgar aqui! Para isto basta que entre em contato connosco através do nosso email: rmcdm@msn.com, ou da nossa página de contato.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário