News
Loading...

LUÍS ALBERTO BETTENCOURT NO TEATRO DA RIBEIRA GRANDE


Luís Alberto Bettencourt vai dar um concerto no dia 03 de Outubro pelas 21:30 horas, no teatro da Ribeira Grande em São Miguel Açores.

Luís Alberto Bettencourt nasceu em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel (Açores), onde vive actualmente. É músico e compositor profissional, e mantém uma actividade constante na divulgação e elaboração dos novos estilos, quase sempre dentro de atmosferas próximas do acústico. É um dos mais consagrados e respeitados músicos portugueses[carece de fontes], e conta com uma carreira com mais de 40 anos de experiências relacionadas com a música, não só nos Açores, mas também por onde já passou, como a Guiné-Bissau.

Começa muito cedo, quando demonstra a vocação para compor, aplicando temáticas próprias e conscientes, onde os conflitos sociais, as relações humanas e as imagens poéticas fazem parte do seu mundo criativo e imaginário. Durante os seus anos académicos, frequenta o conservatório temporariamente, com o qual não se relaciona muito bem, preferindo respirar os ares de várias bandas de Rock Urbano e música popular, com os quais se envolve como guitarrista.

Por ironias do destino, vive nas ilhas africanas do Arquipélago dos Bijagós por algum tempo, por imposições militares, onde consegue experienciar profundas vivências humanas daquele tempo. Enriquece intensivamente a sua cultura e ideais sonoros com essa aproximação e consequente partilha de antigos rituais étnicos.

No seu retorno da Guiné-Bissau, junta-se aos músicos dos seus tempos, e dá início a um novo ciclo activo que o leva à composição para teatro e posteriormente para televisão. Mesmo tratando-se de um realizador profissional conceituado da estação pública regional (RTP Açores) por muito tempo, mantém sempre a sua relação com a música no activo, o que o leva a liderar e gravar vários projectos e trabalhos que vieram a marcar profundamente a música dos Açores.

Começa por fazer companhia a Zeca Medeiros nos "Phoenix", forma os "Construção", onde experienciou a fusão entro jazz e a música popular, e funda também os "Rimanço", com Carlos Guerreiro, o construtor de instrumentos. Com esses grupos grava e actua na maior parte das ilhas dos Açores e algumas cidades do continente português. Esse trabalho vem a ser reconhecido a nível nacional, em várias críticas, reportagens e prémios dos jornais e entidades da especialidade.

Muito do seu trabalho, antigo ou actual, tem vindo a ser perpetuado em bandas sonoras de televisão, todas de grande referência, como "Os Últimos Baleeiros", "O Barco e o Sonho", "Pedras Brancas", "Balada do Atlântico", "A História de um Vulcão", "Ilhas de Bruma" e "Ilha dos Amores" (TVI), entre outras.

Várias de suas composições fazem parte de um espólio riquíssimo da música açoriana e que acaba projectada além-mar, como é o caso do eterno tema "Chamateia", composto sobre textos de António Melo e Sousa, e já interpretado e gravado por mais de 10 diferentes formações, incluindo bandas filarmónicas.

É membro da "Sociedade Portuguesa de Autores", com mais de meia centena de obras registadas em seu nome, e está presente em diversas colectâneas, como por exemplo "L’expédition Jules Vernes", editado e produzido em França, "20 Melodias, 20 Poemas, 20 Pinturas do Século XX", uma edição da Direcção Regional da Cultura (Açores) e "Ilha dos Amores" (TVI).

A sua forma de estar na vida, faz dele um ser humano talhado para marcar a diferença. Virado para o mundo da magia dos textos, das palavras, cheias de conteúdos envolventes e místicos, e que ultrapassam a estabilidade do conhecido. Uma presença sonora e kármica, composta por verbos, sujeitos e complementos, por vezes de espaço, por vezes de tempo, complementos de uma forma de ser.


Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Aqui no Azores Festivals, você poderá encontrar todas as novidades e informações que decorrem nas ilhas dos Açores, como festas, festivais de música, Teatro, Exposições, Arte etc. Se por acaso gostar de alguma tema que não esteja mencionado neste blog, nós teremos todo o prazer de o divulgar aqui! Para isto basta que entre em contato connosco através do nosso email: rmcdm@msn.com, ou da nossa página de contato.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário