News
Loading...

LUÍS REPRESAS NO CAIS DE AGOSTO 2014

O cantor e compositor português Luís Represas, é mais um dos nomes confirmados para o cartaz do festival Cais de Agosto que decorre na ilha do Pico nos Açores, o cantor sobe ao palco no dia 26 de Agosto.


De origem Galega, Luís Represas foi desde cedo muito interessado pela música, prova disso é o facto de ter comprado aos 13 anos a sua primeira guitarra.

É em 1976 que funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa , um grupo que se viria a revelar um dos mais influentes da música popular portuguesa.

Em 1992, os Trovante separam-se e Luís Represas inicia a sua carreira a solo.

Luís Represas refugia-se em Havana para compor músicas, com a colaboração do baixista português Nani Teixeira e dos cubanos Pablo Milanés (nome maior da música cubana) e Miguel Nuñez (pianista). Pablo Milanés cria com Represas um dos mais reconhecidos duetos nacionais, Feiticeira.

Após uma digressão por todo o país enche por duas noites a sala do Coliseu dos Recreios, num concerto que também foi transmitido pela RTP. Produz o disco Cumplicidades com a colaboração do pianista Bernardo Sassetti e de Davy Spillane. Faz, após outra digressão, por quatro noites consecutivas e lotadas um concerto no Centro Cultural de Belém, que daria origem a um CD duplo.

Em 1998 lança o disco A Hora do Lobo.


Em 12 de Maio de 1999, a convite do Presidente da República Jorge Sampaio, Represas reúne-se com o grupo Trovante para um espectáculo no Pavilhão Atlântico. Nesse ano aceita o convite para ser a voz, na versão portuguesa, dos temas originais de Phil Collins, para a banda sonora do filme de animação Tarzan da Disney.

Em 2000 é editado o álbum Código Verde onde se inclui o tema "O Lado Bom da Saudade" – apresentado na cerimónia da transferência de soberania de Macau – e ainda a participação especial de Martinho da Vila em "O Zorro". Assina a composição da banda sonora original da série televisiva "A Raia dos Medos".

Em 2001 Luís Represas comemora os 25 anos de carreira com concertos no Pavilhão Atlântico e no Coliseu do Porto.

Grava o disco Reserva Especial com a Orquestra Sinfónica da República Checa.

A convite da Swatch é editado um single com o tema "Quero uma casa deste tamanho" e duas gravações inéditas do concerto "25 anos de música" no Pavilhão Atlântico. As receitas reverteram em favor da instituição de solidariedade "Ajuda de Berço".

O álbum Fora de Mão é lançado em 2003.

A 9 de Junho de 2005 é condecorado com a Comenda da Ordem do Mérito.

Olhos nos olhos, o seu nono disco a solo, é lançado em 2008 e integralmente gravado em Cuba, contando com a participação especial da brasileira Simone, dos cubanos Pablo Milanés e Liuba Maria Hévia, entre outros.

Participa no álbum de Margareth Menezes - Um Caso A Mais e juntamente com Carlinhos Brown e outros artistas da música popular brasileira, participa no DVD da brasileira.

"Sisudo Amável" é o single de apresentação do disco Luís Represas e João Gil.

Luís Represas canta missa em latim no disco Missa Brevis de 2012 com música de João Gil.

Casou duas vezes, tendo do primeiro casamento João Nicolau (1992) e Carolina (1995). Casou segunda vez em 1998 com Margarida Pinto Correia, da qual tem Nuno (2001) e José (2004).

Veja o video


Biografia retirada da wikipédia.
Share on Google Plus

About Rui Medeiros

Aqui no Azores Festivals, você poderá encontrar todas as novidades e informações que decorrem nas ilhas dos Açores, como festas, festivais de música, Teatro, Exposições, Arte etc. Se por acaso gostar de alguma tema que não esteja mencionado neste blog, nós teremos todo o prazer de o divulgar aqui! Para isto basta que entre em contato connosco através do nosso email: rmcdm@msn.com, ou da nossa página de contato.
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários :

Enviar um comentário